Lideranças femininas serão destacadas na publicação ‘Mulheres de Axé’

Perrsonagens do candomblé da Bahia em destaque
JBO

 

Duzentas personalidades femininas de terreiros de candomblé da Bahia são destaque no catálogo ‘Mulheres de Axé’, que será lançado na próxima terça-feira (2), às 18h, no Forte Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 18hs, em Salvador.

O evento encerra as atividades do Março Mulher, que contou com um ciclo de mobilizações acerca da luta das mulheres, e terá a presença secretários estaduais, representantes dos povos de santo, atração cultural, entidades do movimento negro e de mulheres. 

A publicação reúne textos e fotos sobre a trajetória de yalorixás e outras lideranças religiosas na luta pela preservação das tradições, cultura e valorização das religiões de matriz africana. A iniciativa é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Casa Civil, juntamente com Coletivo de Entidades Negras (CEN) e ONG Ação pela Cidadania.

A intenção é demonstrar a importância das mulheres negras no trabalho de combate à intolerância religiosa e às desigualdades. Foram mapeados terreiros das nações Bantu, Gêge e Nagô, com destaque para o perfil de liderança feminina comum à grande maioria destes espaços religiosos. O catálogo oferecerá um rico material de pesquisa para públicos diversos, a exemplo de pesquisadores, estudantes e cidadãos de um modo geral.

O material terá ainda um DVD com imagens e depoimentos sobre a atuação das mulheres na afirmação da identidade racial e empoderamento dentro das casas de axé, e também sua relevância nas comunidades em que estão inseridas. A maioria dos exemplares será distribuída gratuitamente em terreiros, bibliotecas, universidades, centros de pesquisa e equipamentos culturais da Bahia.